2 de outubro de 2010

Época 2010/11 --- Antevisão

É já amanhã que arranca a Divisão de Honra da época 2010/11 do Distrital da A.F. Évora.
Mais um ano, mais uma época futebolistica, sonhos renovados, novos planteis, novos treinadores, enfim uma panóplia de peripécias que irão abrilhantar os campos deste alentejo.
No lançamento da nova época, iremos dissecar aqui todas as equipas que participam na Divisão de Honra, contudo importa realçar que no inicio todos partem em igualdade, os objectivos de hoje poderão amanhã ser uma miragem, ou então a superação que poderá levar algumas equipas ao Olimpo.
Assim e falando no objectivo maior deste campeonato, perfilam-se como principais candidatos á vitória final as equipas do Lusitano de Évora, GD Monte do Trigo e Redondense.
O Lusitano de Évora, histórica equipa deste distrito, terá que óbviamente assumir-se como principal candidato, a história que os persegue e a cobrança dos seus associados não permitirá veleidades e depois da eliminação precoce da taça AFE, poderá centrar-se apenas e só nesta competição.
Mais do que saber se o Lusitano de Évora será rei e senhor, importa também perceber até onde poderão ir os outros candidatos, quanto ao GD Monte do Trigo, tem-se revelado ano após ano o osso mais duro de roer ...será desta?
Mais do que conseguir ser campeão, importa que haja campeonato até ao fim, a manutenção da espinha dorsal do ano passado, alguns reforços de reconhecida qualidade vieram trazer á nossa equipa renovadas esperanças.
Com nova equipa técnica até onde poderá chegar o GD Monte do Trigo? ....o céu é o limite!!!!
Quanto ao Redondense aplica-se quase tudo o que foi dito em relação ao GD Monte do Trigo, depois de uma época de sonho, o Redondense não só manteve a estrutura que os levou ao 3º. lugar na época passada, como se reforçou com alguns nomes sonantes.
A permanencia de Paulo Sousa terá que ser vista também como uma mais valia.
Para além destes três gandes candidatos, outros haverão que poderão aspirar a surpreender e entrar nestas contas.
Calipolense, Escouralense e Portel mexeram pouco nos seus planteis, o que leva a crer que se a sorte e a audacia lhes sorrir poderão ser mais do que simples surpresas.
 Para já é garantido que a jogar em casa serão equipas extremamente dificeis e irão certamente "roubar" pontos ao candidatos.
Para um campeonato tranquilo perfilam-se Oriolense, Viana, eventualmente Bencatelense e a grande aposta deste "blog" Perolivense.
Assim será?
Oriola e Viana, tem novos treinadores, jogadores que poderão acrescentar alguma coisa a este campeonato e poderão ir mais além, estarão certamente na luta pelos lugares cimeiros e quem sabe sonhar com algo mais.
Quanto ao Bencatelense, apesar de ter andado no "limbo" na época passada é uma equipa que não facilita e com maior ou menor dificuldade fará um campeonato tranquilo.
Relativamente ao Perolivense, sendo uma equipa que certamente, contará nas suas fileiras com alguns jogadores formados no Atlético de Reguengos, poderá surpreender e estar entre as equipa que irão transitar para a Divisão de Elite.
Quanto ás equipa que lutarão para não descer, a grande duvida pairará no que poderão fazer Borbense e Canaviais.
O Borbense, pese embora o estatuto que possui neste distrital, têm nas ultimas épocas andado algo áquem das suas reais possibilidades e é a grande incógnita deste campeonato.
Poderá o SC Borbense, fazer uma época á imagem dos seus pergaminhos ou voltarão a ser posssuidos pelos fantasmas recentes?
Quanto á equipa dos Canaviais, neste seu regresso á divisão maior, o que nos reservarão?
Poderão surpreender meio mundo e manterem-se na principal competição de clubes organizada pela AF Évora?
De relembrar que na época passada ninguém contava com eles para a subida, mas o excepcional trabalho desenvolvido por Mr. Lelo levou-os ao titulo distrital da 1ª. Divisão.
Como elos mais fracos neste inicio de temporada, Giesteira e Santiago Maior, não parecem mostrar capacidades para repetir o exitos do passado recente.
Desestruturados e aparentemente sem rumo, conseguirão inverter a situação menos favorável em que se encontram?
São estas e outras duvidas que lá para os finais de Maio estarão dissipadas, no fim apenas uma certeza, como em tudo na vida, também no futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira e por vezes os ultimos também são os primeiros.
Que venham os golos que o espectáculo que é futebol agradece.
Por fim desejamos felicidades a todos os intervenientes, jogadores, equipas técnicas, dirigentes, arbitros e adeptos em geral.