20 de fevereiro de 2010

Futebol Juvenil

ESCOLAS
Na 3ª. jornada da Fase Final do Campeonato Distrital de Escolas, os nossos patricios alcançaram a 1ª vitória na prova.
Num jogo bem disputado, e com uma excelente réplica da formação do Luso Morense, foi melhor a nossa equipa, realizando uma boa exibição colectiva e conseguindo assim arrecadar os primeiros 3 pontos.
Foi uma entrada de rompante, em que marcamos o 1º golo ainda não haviam 5 minutos de jogo, contudo respondeu de pronto a formação de Mora, igualando a partida.
Até ao intervalo, marcariamos ainda por mais 3 vezes.
Na etapa complementar o equilibrio foi mais evidente, e daí resultariam 2 golos para cada lado fixando-se o resultado final em 6-3.
Golos: Bernardo(2), Luis Henrique(2), Tomás e André Silva(gp).

Iniciados
Numa manhã de muita chuva, jogaram para a ultima jornada do Campeonato Distrital, Monte do Trigo e Sport Lisboa e Évora.
Vitória para os visitantes por 0-1, num jogo recheado de perípécias e que teve como protagonista principal o unico elemento que deveria dispensar esse protagonismo.
Embora ainda jovem e certamente a necessitar de mais "calo" para poder fazer uso do apito, seria de bom tom até para se aprimorar para o futuro que o jovem arbitro deste jogo começasse a entender principios básicos do futebol.
Com uma sinalética confusa e uma postura desplicente para o jogo, juntou a esses maus indicios alguma prepotência na altura de avaliar lances decisivos.
Primeiro não respeitando a indicação do seu colega de equipa Nuno Croino (que diga-se em abono da verdade foi o unico elemento do trio de arbitragem que dignificou a classe) que deu ordem de expulsão a um jogador do SLE, mas que entendeu o arbitro mostrar o amarelo, e mais tarde numa decisão confusa e medrosa, pois intimidados pelos jogadores da equipa visitante, auxiliar do lado do pião e arbitro da partida inventam um penalty que decide o jogo.
Obviamente entendemos e procuraremos facilitar a integração deste jovens arbitros que também eles necessitam de crescer e aprender com os erros, mas de facto existem outros escalões bem menos exigentes,  para onde estes "meninos" deveriam ser canalizados...culpa de quem os nomeia.