22 de setembro de 2010

Luis Valente na 1ª. pessoa....


Luis Valente, responde ás questões do "blog", confira aqui a entrevista do Treinador Principal da equipa sénior do GD Monte do Trigo.


 Primeiro que tudo o “blog”, congratula-se com a tua vinda para o Grupo Desportivo de M. Trigo, e deseja-te Boa Sorte neste teu regresso ao nosso Clube.
A 1ª. pergunta é obvia, o que te levou a optar pelo Grupo Desportivo de Monte do Trigo?

LV : Antes demais, muito obrigado ao “blog” , pelos votos de Boa Sorte, em relação á pergunta também a resposta é obvia , que treinador não optaria por treinar o Monte Trigo? Primeiro pela organização que este clube têm, reconhecida em todo o Distrito, segundo pela qualidade que este plantel apresenta e por fim por uma massa associativa que é simplesmente “diferente”, tudo isto junto com a própria ambição que o clube têm, só podia optar pelo GDMT depois do convite que me foi efectuado.


 O teu passado enquanto jogador, foi em grande parte feito a representar o GDMT, regressas agora como treinador, parece-me lógico perguntar-te o que mudou neste intervalo ?

LV : Felizmente que ainda contribui para alguns momentos importantes neste clube como jogador, pois nas nove épocas que representei o GDMT vi este Clube crescer a todos os níveis , neste intervalo não existiu grandes mudanças houve sim uma continuidade do que já vinha a ser feito na minha altura que é um crescimento em termos de infra-estruturas e um crescimento em termos desportivos que faz com que o GDMT seja neste momento um dos melhores Clubes senão o melhor a nível distrital.



 Existe no clube uma dinâmica de equipa que assenta em grande parte em jogadores com raízes em Monte do Trigo, sendo inclusive um caso raro de sucesso no futebol não só a nível distrital, mas também, e poderei dizê-lo a nível nacional, entendes que isso é positivo?

LV : De facto não é de todo um caso normal no Futebol ter uma equipa com 16 jogadores da terra e com qualidade que estes atletas têm e acho que é bastante positivo, porque são estes jogadores que sentem o clube que sentem o nome da sua terra e que têm de levar esse mesmo nome o mais longe possível em termos distritais e nacionais como já aconteceu num passado recente neste clube, além disso são os responsáveis pela integração de todos aqueles jogadores que vêm de fora dando-lhe um conhecimento rápido do clube e da própria terra.



 Embora sejas conhecedor da forma de actuar neste clube a nível de organização, terás certamente e porque já tiveste oportunidade de treinar outras equipas uma opinião avalizada, dessa mesma organização, ainda assim questiono-te, qual tua opinião?

LV : A minha opinião é a melhor possível, porque nota-se de facto uma grande diferença deste clube em relação a muitos outros na sua parte organizativa e os resultados estão á vista não é por acaso que o GDMT têm tido sucesso em termos desportivos é obvio que têm tido bastante qualidade a nível de jogadores e treinadores mas o grande segredo está na sua organização na sua disciplina que é sem duvida a” marca de imagem “deste clube.



 Falando agora da equipa que tens ao teu dispor, qual a primeira impressão que te estão a causar o jogadores que nesta época irão representar o GDMT, e como achas que estão a reagir a uma nova equipa técnica e aos novos métodos de treino?

LV : Independentemente de já ter treinado alguns jogadores e outros terem sido ainda meus colegas como jogador estou extremamente surpreendido, pela sua entrega, vontade, ambição, capacidade de compreensão, capacidade técnica, capacidade táctica e principalmente pela humildade deste plantel, e tudo isto faz com que a equipa técnica tenha cada vez mais vontade de trabalhar. Em relação aos novos métodos de treino pela entrega que têm demonstrado nos treinos e pelas conversas que temos tido estão a reagir da melhor forma.



 Sou particularmente apreciador dos métodos de trabalho do Nelson Valente, que já conhecia dos treinos das Selecções jovens da AF Évora, na minha opinião é um valor adquirido e que irá representar uma mais valia para o nosso clube.
Partilhas da mesma opinião?
O que te levou a optar por ele para te coadjuvar nesta missão?

LV : Sem dúvida nenhuma que o Nelson é uma grande mais valia para este clube e principalmente para este grupo de trabalho por todo o seu conhecimento, aplicação e organização. O que me levou a optar e convidar o Nelson foi por tudo isto acima referido mas principalmente pela pessoa que é em termos pessoais e profissionais e por pensarmos de forma muito idêntica o Futebol e o projecto que abraçamos.



 O campeonato que se avizinha será certamente uma das ambições deste clube, qual tua opinião dos nossos “adversários”?
Já agora quem pensas que serão os grandes favoritos á vitória nesta prova ?

LV  : Na minha opinião vai ser um campeonato bastante equilibrado com 6 ou 7 equipas de muito bom nível, o que faz com que haja mais competitividade neste campeonato. Em relação aos adversários não vou exprimir qualquer opinião em termos individuais, vou estar mais concentrado e preocupado com o GDMT, porque se estiver ao nível que pertencemos vamos ser um dos candidatos.



 Sabes certamente que irás contar com um apoio quase unânime da parte dos associados e adeptos do GDMT, pelo teu passado no clube e pela receptividade e impacto que a tua escolha teve perante os mesmos.
Pensas que isso será positivo, ou poderá funcionar como diria o Jaime Pacheco como “uma faca de dois legumes” ?

LV  : Fico bastante satisfeito com esse apoio por parte da massa associativa do GDMT e agradeço esse mesmo apoio que penso ser positivo, porque como todos sabemos o Futebol é uma caixinha de surpresas nem sempre corre como nós pretendemos e vai haver dias que me vão apoiar ainda mais e outros (aqui espero que sejam poucos) em que vão discordar e vão criticar, porque estão no seu direito de querer ganhar sempre, mas tudo isto é o Futebol.


 Por fim gostaria de te desejar mais uma vez muita sorte nesta nova etapa da tua vida enquanto treinador, faço votos para que alcances os teus objectivos pessoais e colectivos e em jeito de remate final peço-te que deixes uma mensagem aos sócios e simpatizantes deste clube.

LV  : A minha mensagem é simples conhecendo eu como conheço esta massa associativa, que é de longe a melhor deste distrito, apelo ao vosso apoio jogo a jogo afim de ajudar, motivar e incentivar todo o Grupo de trabalho para nos tornarmos mais fortes e em conjunto derrotar os nosso adversários que esses sim são os nossos rivais, da minha parte e de todo o grupo trabalho prometo muita aplicação, muito trabalho da nossa parte para que todas as tardes de Domingo se tornem momentos de Festa para todos nós.

Força GDMT