7 de maio de 2012

Grandes ??? ...não, ENORMES!


E já cá canta mais um caneco!
Cinco anos depois da ultima conquista nesta prova, o GD Monte do Trigo volta a vencer esta competição e torna-se no primeiro clube do distrito a alcançar esse feito por quatro vezes.
Obra do acaso...?
Certamente que não, todos estes feitos estão indiscutivelmente ligados a duas pessoas da nossa freguesia o nosso presidente Carlos Couquinha e o nosso treinador Jorge Ribeiro, mas são obra de diferentes estruturas directivas e técnicas que estiveram associadas a todos esses feitos.
Mas são ainda mais obra de valorosos jogadores que jogaram e jogam com um amor imenso a este clube.
Quem sente o cheiro deste balneário sabe que tresanda a amizade e companheirismo.

Mas falemos do encontro.
No lançamento do jogo realçamos a atitude da formação do CF Estremoz que prestou homenagem aos Campeões.
Tal situação era elucidativa do que poderia vir a acontecer, por mais vontade, por mais querer que o adversário tivesse, iria enfrentar o CAMPEÃO, e só uma hecatombe iria impossibilitar-nos de ganhar novamente este troféu.
Mas tal não sucedeu, entramos como é timbre desta equipa a dominar com trocas de bola que baralhavam e encostavam a formação adversária ás cordas.
Com apenas 3 minutos aparece Xande a encostar para golo, abrindo o activo e tornando a já dificil missão do Estremoz ainda mais dificil.
" Canto na esquerda do ataque montriguense, é Balixa quem se encarrega da marcação...vai bater....GOLOOOOOO GOLOOOOOOO. XANDEEEEEEE, o GIGANTE aparece no segundo poste e encosta para delirio dos adeptos montriguense"
O golo madrugador certamente terá retirado alguma ansiedade dos nossos jogadores que tiveram depois cerca de 25 minutos de excelência.
Seria no entanto quando a formação Estremocense tentava sacudir a água do capote e procurava jogar em terrenos mais adiantados que Rui Mesquita faz o golo da tarde...uma bomba desferida fora da área, plena de colocação.
"... Mesquita recebe a meio do meio campo adversário, procura solução para endossar a bola....o que é que ele vai fazer....atiraaaaaaaaaaa .....GOLOOOOOOOOOOOOOOOO.......GOLOOOOOOOOOOO..........RUI MESQUITA...foi á bomba e os adeptos enlouquecem.
Estava assim feito o 0-2 e cada vez mais o espectro da vitória começava a pairar sobre as nossas cabeças.
Até ao intervalo o lance de maior perigo sai da cabeça de Gião que mais uma vez na transformação de um canto desvia a redondinha e fica a centimetros do golo.
Na etapa complementar o treinador adversário introduz duas alterações procurando a sua sorte, mas cedo se percebeu que muito dificilmente a equipa conseguiria levar o perigo á baliza de Duarte.
Aconteceria mesmo o 3º. golo da  nossa equipa a meio da segunda parte num golo de belo efeito marcado por Valdo.
" a bola circula pela esquerda do ataque montriguense, olha o cruzamento....e GOLOOOOOOOO GOLOOOOOOO, ÁGUAMEL ÁGUAMEL ÁGUAMEL LÀLÀLÀLÀ.....VALDO voou para o golo e já se canta dobradinha no campo de Calvário"
Com cerca de 20/25 minutos para jogar a machadada final estava dada e até ao fim a nossa equipa foi controlando sem nunca enjeitar a possibilidade de visar a baliza adversária, enquanto o adversário porfiava, tendo mesmo alcançado o tento de honra já nos 5 minutos finais.

Ficha de jogo : Duarte, Valdo, Gião, Dani e Rui Pedro, Mesquita, Balixa e Xande, Fausté, Juanito e Marmeleira
Jogaram ainda : Pedro Miguel, João Moreno e Carvalhal
Golos : Xande, Mesquita e Valdo.

Como nota de rodapé não poderiamos deixar de invocar a excelente moldura humana que ontem compareceu no Redondo, com os adeptos de Monte do Trigo e de Estremoz a darem também uma lição de que o futebol é um espectáculo que deve ser vivido com paixão mas sem fanatismos.
Fica também uma menção honrosa e honrada á formação do CF Estremoz, foram uns dignos parceiros desta final, onde provaram merecer estar. 
 Certamente que se mantiverem a bitola do trabalho que têm desenvolvido neste ultimos anos irão em breve colher o fruto desse esforço, no entanto a derrota no jogo de ontem não tira qualquer brilho a uma época fantastica que fizeram.